quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Odó iyá!

Aqui em Salvador, hoje é comemorado o Dia de Yemanjá. E pra homenagear esse Orixá, resolvi explicar um pouco sobre a rainha do mar aqui, pra que vocês possam conhecer um pouco mais da cultura baiana! Então, vamos à nossa aulinha...

Os Orixás são uma espécie de deuses da cultura africana e são eles: Oxum (Rege Touro e Libra. É o Orixá da fertilidade e da riqueza), Obaluaê (Rege Escorpião e Capricórnio. É o Orixá das mortes e das doenças), Ossâim (Rege Virgem e Gêmeos. É o Orixá das ervas medicinais e está intimamente ligado à natureza), Xangô (Rege Leão e Sagitário. Simboliza a lei e a justiça), Oxóssi (Rege Virgem, Capricórnio e Aquário. É o protetor das matas), Ogum (Rege Áries. É o orixá da guerra. ps: Diga-se de passagem, tudo a ver com o sígno de Áries... Eu vivo fazendo guerra com minha mãe! Ô geniozinho difícil esse meu... hahaha), Iansã (Rege Leão, Sagitário e Aquário. Senhora dos ventos), Oxumaré e Logum-Edé (Regêm Gêmeos. São orixás bissexuais. Oxumaré é o arco-íris e Logum-Edé é bom negociante), Exu (Rege Gêmeos e Escorpião. É um orixá comunicativo, brincalhão, cheio de truques), Oxalá (Rege Capricórnio, Peixes e Touro. É o grande pai, o pilar da família e da sociedade), Obá (Rege Escorpião e Touro. É o Orixá das angústias, do sofrimento e da desilusão amorosa. ps: Se o bophe te largar, reza pra Obá, menina!), Euá (Rege Virgem. É o Orixá que representa a faixa branca do arco-íris), Iroko (Rege Touro, Aquário e Libra. É o Orixá da obstinação e dos desejos materiais. ps: Desejos materiais? Gostei desse, hein? hahaha), Nanã (Rege Câncer. É a a avó, que gosta de ser adulada) e por fim Yemanjá (Rege Câncer)!

Agora que vocês aprenderam um pouco de cada Orixá, vamos falar de Yemanjá!



Essa é a imagem mais conhecida quando se fala em Yemanjá, mas, na minha opinião, provavelmente não era a imagem difundida entre os africanos.

Dia da semana: sábado
Cores: Azul claro
Símbolos: Sereia e concha
Elemento: Água
Plantas: Colônia, aguapé, lágrima de nossa senhora, pístia (erva de santa Luzia), trapoeraba branca (olhos de santa Luzia)
Metal: Prata
Comida: Manjar
Bebida: Champagne, água mineral
Sincretismo: Nossa Senhora
Domínio: Mar
O que faz: Protege de confusões e promove a harmonia na família. Ajuda a progredir na vida.
Quem é: A grande Mãe dágua e do lar.
Características: Maternal, protetora, competente, dedicada, mandona, possessiva, intrigante
Saudação: Odó iyá!
Onde recebe oferendas:Na praia
Presentes prediletos: Flores, perfume, colar, espelho, pente etc; suas comidas e bebidas.

É isso, gente... O post tá giga, mas espero que tenham gostado!

Um comentário:

  1. Mariana adorei teu blog!!! Super baphônico vc no fashion rio, mesmo sem o acesso aos desfiles...
    Mas vou te dizer o que AMEIIIIIIII foi a música que acabou de tocar aqui na minha caixinha de som... AMO Dance Dance Dance!!!
    O ritmo é maravilhoso, adoro a mistura!!!
    Beijo e te seguindo.. dá uma passadinha lá no meu também!!! Rolando sorteiooo...

    Camila
    www.amigaphyna.blogspot.com

    ResponderExcluir